Assistente de Direção

1º MÊS - Funções de um assistente de direção em uma filmagem: pré-produção, produção e finalização. No planejamento: decoupagem, minutagem, detalhamento técnico, Folha de Serviço, Plano de Filmagens, transportes, alimentação, autorizações e contratos. Escolha de locações, seleção de elenco e figuração, noções de linguagem audi-visual, mis-en-scène de massa e elenco. No set de filmagens, noções dos equipamentos.

2º MÊS - Princípios fundamentais de atuação para cinema e televisão. Montando um filme no set; Como produzir um conjunto de bons planos, visando a objetividade narrativa. Cortes contínuos, cortes de movimento, cortinas, elipses na mis-en-scène (sonora, visual e de movimento). Passagem de tempo. O acabamento sonoro do plano, os diálogos, eixo dramático, sequências de passagem, paralelas e ante climax; Métodos de direção: mis-en-scène em profundidade, o foco como condução do tempo. Tempo real, tempo cinematográfico, símbolos, a máquinária e os atores. Exercícios práticos de decoupagem (plano a plano) e aplicação prática.

3º MÊS - Produção e realização de um filme de curta duração.

 

Currículo do Instrutor >

JORGE MONCLAR é graduado pelo IDHEC (L’Institut des Hautes Études Cinématographiques – Paris), com 30 anos de experiência em cinema e TV no Brasil e no exterior. Cinegrafista do cine jornal “Gaumont Revue du Monde”. Iluminou para Televisão: Vinhetas de novelas com Hans Donner, Comerciais para Globotec e Globograph e para o programa “Fantástico” da Rede Globo, para o programa “Bar Academia” da Rede Manchete. Fotografou filmes, documentários para agencias de notícias e emissoras estangeiras de televisão.Fotografou comerciais para mais de 50 empresas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e RG do Sul. São mais de 50 filmes de curta metragem em sua atuação como DF entre eles clássicos como “Fazendas Clássicas” de Humberto Mauro, “Aleijadinho” de Joaquim Pedro de Andrade e “Novembrada” de Eduardo Paredes. Sua experiência em filmes de longa- metragem é intensa no Brasil e no exterior. Trabalhou com importantes diretores como Stanley Donne “Love in Rio”, Nelson Pereira dos Santos “Um ladrão”, João Baptista de Andrade “O Cego que gritava Luz” e recentemente “Garrincha, estrela solitária” de Milton Alencar Jr. . É autor do livro “O Diretor de Fotografia”, “O Operador de Câmera” e “O Assistente de Câmera Cinematográfica”Artenova Editora/Embrafilme , instrutor dos Centros de Formação Profissional das emissoras de TV , Universidades e Pólos de Cinema e Vídeo ( CE, DF, RS, MT e ES) e em diversos Festivais de Cinema do país.