Justificativa

     O mercado audiovisual brasileiro está inserido numa transformação tecnológica mundial de convergência de mídias:

      Essa convergência entre cinema, televisão digital de alta definição, Internet e telefonia móvel (novas mídias) vai gerar imensa demanda de serviços em uma programação que empregará sons e imagens. Para o fornecimento desses novos conteúdos será necessária uma produção incomensurável de horas-programa jamais imaginada. Junte-se a isto, o advento da banda larga que propiciará a existência da televisão digital interativa, nas 5 redes de TV existentes no país (com um canal analógico e dois canais digitais de alta definição) que demandarão muitos novos especialistas.

      Torna-se urgente formar e reciclar profissionais nestas novas tecnologias digitais, entre as especialidades, camera-men, editores, continuistas, iluminadores, técnicos de som, maquinistas, eletricistas, figurinistas, maquiadores, ceno-técnicos, desenho animado e computação gráfica, trucagem, trilha sonora e musical, sonoplastas, diretores de arte, microfonistas e tantas outras especialidades — para terem acesso a esse novo e potencial mercado de trabalho nos grandes centros, em seu estado de origem.

      Para fazer face a esta imensa carência por mão de obra técnica para o setor audiovisual, o projeto contribuirá para a formação de jovens aprendizes oriundos de comunidades de baixa renda. Ministrará cursos de formação e treinamento nas especialidades mencionadas para a capacitação de técnicos requisitados em emissoras de televisão (de sinal aberto e codificado) e empresas de produção audiovisual (publicidade, institucionais, documentários, programas independentes e filmes). Desta forma, o projeto criará condições para que esses futuros técnicos ingressem no mercado audiovisual emergente no país e no exterior.

      A curadoria do projeto CINENSINO estará a cargo de Jorge Monclar, Gláucia Pelliccione e Luiz Nogueira (ver currículos adiante). Os ensinamentos proporcionados pelo projeto criarão uma excelente oportunidade à disseminação democrática da cultura — uma vez que todas as propostas do projeto são de acesso gratuito. Com este pensamento, o projeto colabora com a integração da população, integrando setores desprivilegiados às manifestações estéticas e artísticas e aos pensamentos sobre a cultura do século XXI.