Apresentação
Pedro Geraldo Escosteguy (1916–1989) foi um artista multifacetado que procurou a depuração da linguagem, a vinculação entre texto e formas plásticas, buscando integrar a palavra à imagem. Sua obra consagrou-se desde os anos 1950, quando participava do Grupo Quixote, de Porto-Alegre — que se destacava na vida cultural da cidade. As questões da palavra e da forma nas artes sempre suscitaram importante dedicação desse artista. Chegando ao Rio de Janeiro na década de 1960, Escosteguy participou da vanguarda que revolucionava as artes plásticas brasileiras — entre os diversos artistas e pensadores estavam Hélio Oiticica, Lygia Clark, Antônio Dias, Ivan Serpa, Carlos Vergara, Roberto Magalhães, Antônio Maia, Antonio Manuel, Rubens Gerchman, Ângelo de Aquino, Ferreira Gullar, Carlos Zilio, Lygia Pape e outros. |
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Com o golpe de 1964 e num subseqüente cenário marcado pela ferocidade da ditadura militar, Escosteguy se torna um dos nomes síntese do descontentamento encontrado em diversos segmentos da sociedade brasileira. Escosteguy propõe-se ao objeto semântico, onde impera a lei da palavra, palavra-chave, palavra-protesto, palavra onde o lado poético encerra sempre uma mensagem social, que pode ser ou não impregnada de ingenuidade. Em sua trajetória, podemos encontrar conteúdos de protesto contra a violência da ditadura e outras formas de repressão. No entanto, vemos que a busca do artista estava nas novas linguagens que transcendessem a pintura e a escultura, em diferentes formas de objetos e instalações; na utilização de materiais alternativos — como a madeira e o plástico, ou mesmo de objetos do cotidiano; no íntimo diálogo entre a plasticidade dos elementos visuais e da palavra escrita; no interesse manifesto pela participação dos mais variados segmentos de público no processo criativo, defendendo a idéia de arte como uma atividade integrada ao cotidiano. |
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Ainda na década de 1960, Escosteguy participou da mostra Nova Objetividade Brasileira, que com Hélio Oiticica reuniu diferentes vertentes das vanguardas nacionais: arte concreta, neoconcretismo e nova figuração. Em torno da idéia de "nova objetividade" era apontada a tendência à superação dos suportes tradicionais (pintura, escultura etc.) em proveito de estruturas ambientais e objetos. Ao longo desses quase 40 anos de produção artística — com participação em diversos salões, mostras e bienais de arte no Brasil e no exterior —, Escosteguy se destaca como um dos mais proeminentes artistas de seu tempo e mesmo da atualidade, tendo exercitado, nesse fazer artístico, um íntimo diálogo com a sociedade e com o espectador. |
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